sábado, 10 de outubro de 2009

A evolução do ser humano


O ser humano,

Muitas pessoas acham que Deus criou tudo mas, estão enganadas.
O espaço, ou seja, o lugar onde estão estrelas, planetas e outros objectos celestiais, tal como os cometas, satélites meteoros entre outros resultou de uma grande explosão à qual se deu o nome de “ Big Bang “. A partir dessa explosão com um processo muito lento formaram-se as estrelas, os planetas em que pelo menos num existia vida, a Terra.
A vida na Terra dantes era microscópica e vivia na água que, a pouco e pouco, se foi juntando e criando algo um pouco maior, como um peixe. Alguns desses seres vivos começaram a ir para terra e, ali se produziram e desenvolveram-se dando origem aos dinossauros. Como os dinossauros morreram com um meteorito, alguns mamíferos mais pequenos evoluíram a pouco e pouco e deram origem aos mamíferos da actualidade. Foi aí que o ser humano se começou a desenvolve.
Nessa altura o ser humano era um simples primata que, após muitas transformações chegou ao que é hoje.
As primeiras raças humanas começaram em África e espalharam-se pelo mundo inteiro, conseguindo atravessar continentes, visto que o nível do mar era muito mais baixo que actualmente devido a haver muitos glaciares.
Os primatas começaram a andar no chão, com todos os membros mas depois passaram a andar só com as pernas ficando assim com os braços mais pequenos e com as pernas maiores. A libertação do polegar também foi uma grande evolução pois assim o ser humano já podia agarrar coisas. Como o ser humano ficou mais esperto, a sua cabeça e o seu cérebro ficaram maiores. Como ele se começou a revestir com peles de animais mortos, o seu pelo começou a diminuir e com o aparecimento do fogo, os maxilares do ser humano ficaram mais pequenos.
Bem, ainda à mais factores que ajudaram na transformação do ser humano e, é claro muitas mais transformações que pelo qual o ser humano passou. Talvez esta imagem ajude a perceber as diferentes formas do ser humano e o nome atribuído a cada uma delas:

Como viram, o ser humano passou por várias fases mas como já disse este processo demorou muitos anos.
Há pessoas que pensam que o ser humano vai ficar com está neste momento mas estão enganadas, o ser humano está em constam-te evolução.
Acho que podemos concluir que tudo está a transformar-se e ninguém pode impedir esse processo.

Trabalho elaborado por:
Júlio Sousa, Nº12, 6ºB

1 comentário:

  1. Com toda a certeza não ouviste falar da última descoberta nesta área. Foi encontrado mais um esqueleto, que abala todo o nosso conhecimento nesta área. Tendo em conta a idade deste novo esqueleto e as suas características físicas, questiona-se se realmente descendemos dos chimpanzés... Realmente a vida humana é um MISTÉRIO! ;)

    ResponderEliminar